Golpes comuns contra turistas ϟ

Ser turista em um lugar totalmente desconhecido pode ser muito difícil. Em todos os lugares do mundo haverão pessoas que tentarão lucrar com alguma situação que você pode estar envolvido. Golpes são cada vez mais aplicados e frequentes em turistas do mundo todo, então para você evitar um transtorno veja alguma das tentativas mais conhecidas de furto em cidades turísticas.

Encontrei um anel!

Uma pessoa finge encontrar um anel perto de um turista sozinho ou em grupo. A pessoa então pergunta se o anel aparentemente valioso é de algum dos turistas. Aproveitando do momento oportuno um grupo de ladrões aparece para assaltar os turistas.

Onde ocorre: Paris, Barcelona, Madri, Roma e outras capitais da Europa

Golpe da selfie

Tirar fotos sozinho, em casal ou em grupo sempre é um momento complicado. Diante dessa situação sempre alguém aparece para oferecer para ajudar a tirar a foto – e acabar fugindo com a câmera ou smartphone.

Onde ocorre: Rio de Janeiro, Europa

A carteira perdida

Uma carteira vazia é deixada jogada em um local de grande visibilidade. Ao passar por ela, muitos turistas instintivamente checam suas próprias carteiras em seus bolsos ou mochilas. Observadores atentos olham as reações dos turistas e os seguem para furtá-los, pois já sabem exatamente onde colocar a mão para puxar as carteiras.

Onde ocorre: Roma

O falso fotógrafo

Uma pessoa se aproxima, geralmente de casais, quando turistas estão estão tirando fotos uns dos outros. Solícita, a pessoa se oferece para fazer uma foto do casal. Na melhor das hipóteses, após tirar a foto, a pessoa vai pedir um trocado por isso. Na pior, ela pode sair correndo com a câmera (se for um modelo caro).

Onde ocorre: Europa

Oferta de rosas

Golpistas abordam casais e oferecem rosas para as mulheres. Após aceitarem, os vendedores cobram quantias exorbitantes pela flor, não aceitam devolução e constrangem o homem a pagar pela rosa para sua companheira.

Onde ocorre: Europa

O troco demorado

Após uma compra, o vendedor passa a contar o troco de forma excessivamente lenta, parando várias vezes e retomando a contagem até que o turista perca a paciência e aceite qualquer valor – normalmente, uma quantia muito abaixo da que seria a correta.

Onde ocorre: Europa

Massagem de graça

Enquanto os turistas estão relaxando em alguma praia, uma pessoa se aproxima e oferece uma massagem. Mesmo após recusas, a pessoa insiste e fala que vai fazer uns minutos grátis como demonstração. Uma vez iniciada a massagem, a pessoa insiste em ser paga, ou ainda, aproveita o momento de relaxamento para furtar pertences como celular, câmera, óculos de sol.

Onde ocorre: Barbados, Bahamas, Grécia

A falsa inspeção no hotel

Duas pessoas vestidas como funcionários do hotel batem à porta para realizar uma ‘inspeção’ no quarto. Em muitos casos, dizem que os clientes anteriores esqueceram algo no local. Enquanto um dos golpistas conversa com os turistas, o outro furta as bagagens.

Onde ocorre: Barcelona, Madri

Jogos de rua

Um homem inicia um jogo de rua, como aquele dos truques com copos ou mágica, e forma uma pequena plateia no local. Isso chama a atenção do turista, que se aproxima para assistir o número e acaba se distraindo, enquanto um homem sorrateiramente o furta.

Onde ocorre: Europa

Leitura de mão

Uma senhora idosa aborda o turista oferecendo desvendar seu futuro financeiro apenas lendo a palma da mão. Apesar de parecer gratuito, o serviço é cobrado. Caso o turista recusar pagar, ela começa a rogar pragas para você e sua família.

Onde ocorre: America Latina

Hotel fechado

O taxista convence o turista que o hotel que pretende se hospedar está fechado para obras. Ele se oferece para levar o visitante para outro estabelecimento que, geralmente, tem uma péssima localização e são extremamente caros.

Onde ocorre: Europa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *